15.1.12

Você saber ler emoções caninas?

Começa aqui no blog uma nova seção! 

"Você saber ler emoções caninas?"

A idéia veio de um dos meus blogs favoritos, o Olhar Comportamental, um dos blogs que mais me inspirou a criar o Cão Preto. Em diversos posts, o Alessandro propunha aos leitores tentarem perceber, através de uma foto, como dada pessoa se sentia e que emoções expressava. Resolvi adaptar a idéia para os donos blogueiros poderem testar seus conhecimentos com as emoções dos peludos. E aí? Vamos arriscar?

Os cães são animais sociais e como tais, buscam constantemente a interação com outros cães e humanos. Como a maioria dos animais que depende da socialização para sobreviver, os caninos possuem uma comunicação bem clara e são bastante expressivos.

Quando comecei a estudar sobre o assunto, fiquei um pouco abismada com a sutileza dos sinais. Muitos deles passam despercebidos por nós, como se fossem apenas movimentos que o cão fez ao acaso. Nada disso. Nada é ao acaso! Não basta se expressar, é preciso compreender o outro e os cães são muito sensíveis a mudança corporal dos que estão a sua volta. Mas isso não é surpresa alguma para os agilistas, é claro!!! :)

O objetivo dessa sequência tem fundo lúdico, mas também educacional (sempre de forma bidirecional, porque assim é mais legal!). A cada post eu colocarei uma foto que achei interessante em termos de expressão corporal canina e darei um tempo para que o pessoal possa comentar. A idéia é que, comentando e discutindo, todos possam aprender a ver mais detalhes da imagem e enriquecer a análise final. Logo depois, eu posto a opinião geral da galera e o que eu havia pensado inicialmente em relação a tal imagem.

Prontos? Pode começar?

Vamos lá pessoal,a partir da postura corporal dos cães na foto, me digam: o que vocês vêem? :)


7 comentários:

  1. Nossa, adorei a ideia! As expressões caninas são fascinantes!

    Olha, eu não estou muito "por dentro" desse "negócio" de expressão corporal, comportamento, etc, mas vou dar um palpite. Os dois estão atentos e observando algo, certo? Dá pra imaginar tbm que o Cão Branco está demonstrando uma certa superioridade sobre o Cão Preto, mas não tenho certeza... Acho que fico com a primeira opção.

    Lembrando que sou leiga no assunto! Mas adorei a iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Ankur15.1.12

    certamente, o cão branco está intimidando o cão preto, mesmo que apenas com a postura e olhar (ou seja, pode nem estar rosnando ou "pronto para atacar"), está se impondo nitidamente... e o cão preto está evitando olhar para ele, ou seja, a intimidação funcionou... rss... muito legal a iniciativa, aho muito legal análise de comportamento dos animais, sejam eles caninos ou humanos!

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia!!
    Hmmm como eu não sei o contexto fica mais difícil, mas vou imaginar que o pypo (é o pypo na foto,neh?) e o Lhasa (é um lhasa mesmo ou um shih tzo?)foram um na direção do outro para se cheirarem/ se conhecerem e depois de um tempo o Pypo ficou apreensivo com a linguagem corporal do Lhasa (de frente e talvez encarando) e preferiu olhar para o lado (calming signal) e ir embora, não sei direito mas me parece que a expressão do Pypo está um pouco tensa. E aí,acertei??
    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Excelente idéia, Carol. Aprendi um pouco de comportamento no seminário do Dante, mas acho muito complexo, requer muito estudo e experiência.

    -Meu chute é de que o branco está tentando o contato, sem ameaçar, apenas curioso. Já o preto(é o pypo?) não está intimidado, pelo contrário, está se impondo pela postura e mandando a mensagem para o branco manter a distância.

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia, Carol! :)
    Não entendo muito do assunto, na verdade acho que muito menos que você, hahaha mas vou tentar.
    O cão branco está tentando fazer contato com o preto (Pypo?), chegando perto, mas não encostando nele. É como se ele estivesse 'pedindo permissão', mas a postura do cão preto deixa bem claro que ele não quer que o outro chegue mais perto, então o branco ainda se mantêm a certa distância.
    A postura do Pypo é de quem vai se afastar se o outro cão chegar mais perto.

    Acho que na verdade eu entendi mais do que consegui explicar, hahaha. Bom, tentei :P

    ResponderExcluir
  6. Um cãozinho preto muito bom em Calming Signals e um cãozinho branco precisando praticar boas maneiras... rsrsrsrsrs O que ele (caozinho branco) fez depois?

    ResponderExcluir
  7. Bacana a idéia! Cão branco buscando algum tipo de interação com o Pypo, mas nosso amigo pretinho não ta muito afim! Precisamos ver em qual contexto isso aconteceu e o que houve depois...hehehe! Valeu!!!

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.