26.1.12

Os comportamentos e o ambiente - o reforço positivo

Lá vem, a nossa dose semanal de psico!

No último post que tratei de psicologia comportamental, contei um pouco sobre Seleção por Consequências. Ou seja, a maneira como os comportamentos se tornam mais fortes ou mais fracos de acordo com as mudanças em seu ambiente.

Que tipos de mudanças, ou consequências, são essas?

Shamu: o treino dos animais no Sea World é todo feito
apenas com reforçamento positivo
Elas são quatro e muitos de vocês já devem ter ouvido o nome de algumas delas. Mas hoje, vou tratar apenas de uma, o famoso e aclamado: Reforço Positivo.

O reforço positivo é um evento que acontece no ambiente do animal e aumenta a probabilidade de certos comportamentos ocorrerem novamente no futuro. Quais comportamentos? Aqueles que aconteceram antes do reforço aparecer.

Diferentemente do que muitos pensam, o termo "positivo" não tem nada a ver com o fato de ser agradável, legal ou divertido. Essa parte do nome tem uma implicação matemática; apenas quer dizer que algo foi adicionado ao ambiente do animal. O "positivo" vem de adição, "+", significa que o evento ocorrido se tratou de uma adição de algum estímulo.

Truques ficam mais fáceis e divertidos
quando treinados com R+


A adição de determinado estímulo serviu para reforçar o comportamento do cão. Normalmente esses estímulos são coisas boas que o animal gosta (petiscos, brinquedos, carinho, brincadeiras, etc!). 






Assim, dissecando o termo:

Reforço - significa que a probabilidade do comportamento acontecer no futuro aumentará
Positivo - significa que o reforço veio por meio da adição de um estímulo X


O treino com reforço positivo tem crescido muito desde a década de 70 (com o surgimento do treino com Clicker) e hoje, todas as modalidades esportivas contam com pessoas que treinam marjoritariamente com esse tipo de consequência para modelar o comportamento de seus cães.

Abaixo, deixo o vídeo da Susan Garrett com seu filhote de 6 meses, o Swagger. Swagger foi treinado "exclusivamente" com reforço positivo. A única punição que Susan aplica no treino de seus cães é não permitir acesso ao reforço, ou seja, quando o cão erra, não consegue obter aquilo que quer. Sem broncas, sem "não!" e sem "mostrar quem que manda".

2 comentários:

  1. Adorei seu texto! Muito bem explicado. Você falou TUDO! =)
    Uso sempre o R+ ao ensinar truques para a minha cachorra e o meu gato!
    Estou pensando em cursar psico depois que terminar o ensino médio, vamos ver no que vai dar e se eu não vou mudar de ideia até lá. =P

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine! Eu sou suspeita pra falar, amo estudar psicologia! Mas gosto de poucas e boas linhas teóricas, tem muuuitas linhas diferentes. Mas você tem tempo ainda, lembro que pra mim foi super difícil escolher! ;)

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.