22.1.12

Resposta de "Você sabe ler emoções caninas?" - parte 1

Oi pessoal!

Gostei muito dos comentários que recebi na postagem passada. É muito legal pensar em conteúdos interessantes para o blog e formas divertidas de apresentá-los, mas justamente porque tem alguém do outro lado da tela para poder ler e participar (os comentários e visitas são os petiscos de todo blogueiro!).

Mas agora, vamos a fatídica análise do desafio que lancei nesse post.


Todos os comentários ressaltaram, de uma forma ou de outra, o fato do Pypo (o cão preto da foto) estar incomodado, intimidado ou apreensivo com o outro cão. Alguns disseram que o cão branco pretendia intimidar ou se impor, outros que o Pypo estava impondo distância.

Duas pessoas (a Mari e a Sara) comentaram sobre os Calming Signals que o Pypo estava demonstrando. Fiquei feliz por notarem já que os CS foram justamente o motivo pelo qual escolhi essa foto.

Os Calming Signals, ou podemos traduzir para Sinais Acalmadores ou Sinais Calmantes (aceito sugestões de tradução!), são sinais que os cães emitem para: 1- acalmar outros cães que podem estar sendo rudes, agressivos ou estão muito excitados e/ou 2- para acalmar a si próprios em uma situação de tensão.

Na foto podemos ver, com facilidade, o Pypo exibindo dois desses CS. Reparem como o olho do Pypo está fechado, como se estivesse piscando. O contato visual direto pode ser ameaçador para os cães, por isso, uma das maneiras usadas para se acalmar é evitando esse contato. 

Na foto, além de estar piscando, Pypo está virando a cabeça, assim como todo corpo para longe do cão branco. Esse é um CS bem comum e bastante eficaz para acalmar a si e a outros cães. Prestem atenção, quando os seus cães encontram outros cães na rua, ou quando você aproxima seu rosto muito proximo ao rosto de seu cão, eles viram a cabeça para o lado?

Ao piscar e virar seu corpo para o outro cão, Pypo está tentando acalmá-lo para, possivelmente, fazer com que o cão se afaste ou mantenha uma distância mais - digamos - educada. Se vocês prestarem atenção, podem ver que existem "rugas" de tensão no rosto do Pypo. Por ele ser preto, essa observação fica um pouco mais difícil, mas dá pra ver uma dessas rugas no lábio, a boca dele está fechada e canto do lábio está para frente devido a musculatura tensa. Um cão relaxado possui lábios soltos. Vejam a comparação da foto a seguir.

Cão relaxado vs. Cão tenso

Por fim, podemos dizer que a postura do cão branco é um pouco rude. Ele está virado diretamente para o Pypo, sem oferecer sinais que mostrem que esse é um encontro pacífico, deixando o Pypo claramente desconfortável.

Reparem as orelhas, o rabo, e a direção do corpo do cão branco. Todos estão voltados diretamente para o Pypo. Apesar dele parecer relaxado (o que é difícil ver com todo esse pelo), seus sinais corporais indicam que está curioso com o que se encontra a sua frente e pretende se movimentar nessa direção. E é essa aproximação direta que deixou o Pypo desconfortável.

6 comentários:

  1. Que legal! Muito bom! Fiquei um pouco confusa realmente pelo cão branco ser peludo e o Pypo ser preto, dificulta um pouco a avaliação.

    'Tamo esperando a próxima foto!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação. Eu não comentei no outro post porque achava que era CS, mas como não tinha certeza não comentei. hehe
    AMO os Calming Signals que os cães dão.
    A minha Sofia está sempre dando CS para outros cães durante o passeio. Acho lindo! A maneira que eles expressam "que são do bom" e não querem briga, lindooo! =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação!!
    Cães são incríveis em suas habilidades de comunicação, pena que somos tão desatentos a ela! rsrs
    amo ver cães interagindo!
    no site da Turid ela diz que todos os cães nascem sabendo os sinais e como interagir com outros, mas as vezes acho que alguns cães não respondem bem a esses sinais,ou talvez os ignorem (quantas vezes não vemos brigas em "cachorródromos" ou cães que matam outros)
    me pergunto se eles realmente não aprenderam a se comunicar eficientemente ou se é um caso de "dominância" entre eles.
    Por sinal,vc acredita em dominância? pessoalmente acho que não existe isso entre humanos/cães, mas e entre cães/cães?
    Já li opiniões a favor e contra dominância entre os próprios cães, mas eu mesma ainda não formei minha opinião! rsrs
    Estou ansiosa pelos próximos posts ;]
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são fantásticos, né?!
      Bom, eu acredito que emitir CS é um comportamento operante como qualquer outro então pode ser reforçado ou punido! Eu sempre vejo muitos cães na rua que tentam emitir CS, por exemplo, e os donos ou puxam eles para longe dos outros cães (enforcando, geralmente...) ou apressam o cão quando ele tenta respeitar o espaço do outro cão. Isso fora socialização... :)
      Eu também não tenho opinião formada quanto a dominância entre cães e cães. Na verdade, eu tenho sim, eu não acredito! Mas eu não certeza quanto a interação que fica no lugar. Mas tenho várias teorias ;))

      Excluir
  4. Bem bacana, Carol! Cheguei tarde e já vi a resposta....rsrsrs. Os cães se comunicam muito mais do que a gente imagina, ou consegue entender...

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma gatinha que foi adoptado e tive a sorte de ter uma mãe que me dá muito amor e que me deu nome Kika
    Como eu amo ter amigos venho convida-los para seres meu amigo, lá vais encontrar outros amigos que já conheces, eles também são meus amigos.
    Estou festejando 500 seguidores e como tal resolvi fazer uma brincadeira ..um sorteio de fotografia, vossas mas só duma parte do vosso corpo "por isso o nome do sorteio tem nome de esconde esconde"
    Gostava de os ter no meu sorteio e fossem meus amigos
    Querem???
    Fico esperando a vossa visita
    Turrinhas carinhosas miaumiau
    Kika
    Tenho lá um selo ,selo de diamante caso queiram é vosso ofereço com muito carinho

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.