29.10.12

Voltar ao treino de fundamentos?

Com o próximo campeonato Brasileiro a caminho, resolvi que estava na hora de voltar atrás e rever algumas conceitos fundamentais com a Dory.
As curvas da Dory podem ser muito curtas mas hoje em dia, por exemplo, elas só o são quando eu estou ali para ajudar e cobrar. Acredito que podemos fazer melhor que isso.
Enviei uma mensagem a uma treinadora de agility com uma dúvida, meu email terminava mais ou menos assim: "você acha que eu devo voltar atrás e treinar mais os fundamentos?"
Eis que ela responde, muito brevemente, mas com muita sabedoria:

"Treinar fundamentos nunca é voltar atrás."


As implicações dessa curta frase são tão grandes que eu tenho dificuldade de saber por onde começar. E conhecendo o trabalho da autora da frase, sei que ela acredita que toda boa performance no esporte é efeito de um eficiente e contínuo programa de fundamentos.

Ao invés de fazer um post longo sobre o que eu penso em relação a isso, acho que deixarei apenas a frase solta no ar. O que vocês pensam sobre isso? O que é e para que serve o treino de fundamentos?








Ah! Quem me disse isso foi a Silvia Trkman.

7 comentários:

  1. Eu acabo por treinar fundamentos quase todos os dias ....

    os recortes são exemplo claro , todos os dias de manhã durante o 1º passeio faço uns exercicios de recortes com arvores !!! uma das bases do fundamento de recorte

    por isso força Carol !!!

    ResponderExcluir
  2. A frase ecoou na minha cabeça.

    Serve pra tantas outras áreas da vida...

    ResponderExcluir
  3. Carol, me permita fazer um paralelo. Sou sãopaulino e suspeito no que vou dizer, mas quem conhece de futebol me dará razão.
    Um dos maiores, senão o maior, treinador de futebol que tivemos no Brasil foi Telê Santana e sabe qual era um dos maiores segredos em seus treinamentos? Treinar fundamentos! Pois é, quando se tem um time de profissionais nas mãos, a maioria dos treinadores partem do presuposto de que esse profissional domina todos fundamentos, mas Telê sempre insistiu e não aceitava que nenhum dos seus atletas errassem algum fundamento chegando ao ponto de ensinar até como se deve bater na bola.
    Assim, não considero voltar atrás, mas garantir que o fundamental esteja perfeito.

    ResponderExcluir
  4. A-D-O-R-E-I a resposta dela!!

    ResponderExcluir
  5. Que ótima respostaa! =D

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Carol!!! =) E o fundamento é tão tranquilinho de treinar em casa... Não tem essa de ficar treinando na pista, no exercício. Basta um espacinho. Só fico bolada achando que só isso não basta... Não sei se 'tô no caminho certo... Acho sempre que estou fazendo pouco. Enfim, acho que 'tô ansiosa! *rs*

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.