9.4.12

O corpo funcional - parte 2

Gostei muito da repercussão do meu post passado. Várias pessoas tentaram acertar o desafio e várias comentaram sobre o que foi discutido no texto. Para aqueles que ficaram com medo de errar, isso é besteira, a grande questão da brincadeira é aprendermos a ver como a estrutura afeta a movimentação e como esse é, de fato, um quesito importante na criação de cães. Afinal de contas, tudo é aprendizagem! Vale dizer também que eu falhei miseravelmente quando fiz esse teste pela primeira vez, rsrs.


Aqui vão as respostas!


1. C - Esse cão é o mais rápido de todos mas tem problemas para fazer curvas e não consegue abaixar seu centro de gravidade com facilidade. Ela salta melhor que todos e é a mais atlética dos 4, mas não é a mais rápida no agility pela sua dificuldade de fazer curvas. Ela também pisa em falso quando corre e quando faz o slalom, o que é ineficiente. Isso não a deixa mais devagar no chão, mas a atrapalha no slalom. Ela é nossa melhor nadadora e a mais rápida, ama buscar o que quer que seja, independente da temperatura ou do lugar.






2. A - Esse cão foi o poodle standard mais premiado no agility americano por dois anos. Ela frequentemente consegue bater Border Collies e se qualifica para as seletivas para o Mundial de agility todo ano. Ela consegue fazer curvas tão curtas e tão rápidas quanto qualquer outro cão no agility. Ela tem pouca velocidade ao correr mas compensa com sua grande habilidade em saltos. Ela também consegue acelerar muito rapidamente. Se o percurso for cheio de curvas, ela vai muito bem. Se o percurso é longo com muita corrida e espaço entre os obstáculos, ela será bem mais lenta devido a sua falta de velocidade. Ela é uma nadadora muito boa, mas não é a nossa mais poderosa, no entanto, ela é um cão de caça ("game dog") e tentará de tudo. Ela busca muito bem.






3. BEsse cão salta em excesso, pula muito antes e joga suas patas anteriores acima de sua cabeça ao saltar. Quando está correndo solta com outros cães, ela é incapaz de abaixar seu centro de gravidade, mesmo que só um pouco. Ela não consegue fazer curvas e é nossa poodle mais lenta. Ela é terrivelmente desajeitada. Sua pernas traseiras ficam muito atrás de seu corpo quando ela corre e assim, ela tem pouquíssima força nos posteriores. Ela não consegue nadar nem para salvar sua vida. Ela afunda como uma pedra e, apesar de termos tentado de tudo para ajudá-la a aprender, ela simplesmente não consegue nadar. Ela se movimenta mal e tem dificuldade de colocar seus posteriores abaixo de seu corpo, então sentar é bem dificil para ela. Ela mal consegue se abaixar para fazer xixi.


Quem quiser, o artigo original pode ser lido na íntegra aqui!




Mas, afinal, que características determinam uma movimentação tão diferente para cada um desses cães? 


É claro que ao discutirmos estrutura, temos que lembrar que pouco importa uma característica assim ou outra assada de forma isolada. Um posterior bem angulado e forte não se movimenta sozinho (nao diga! rs) e é importante considerar o cão como um todo. 


Mas, ainda assim, ao procurar um cão para determinada função, devemos olhar para as características que melhor favorecem essa função. Como a Maria Valladares bem comentou, "a movimentação que a estrutura acarreta independe da raça. Por isso cada uma tem uma estrutura desejada, exatamente de acordo com a movimentação necessária para o desempenho da tarefa original". Ou seja, cada raça deve possuir a estrutura que melhor permitir a movimentação adequada para seu trabalho. A maneira como as angulações, proporções ou outras partes da conformação afetam a movimentação independe da raça. 


E o que cães de trabalho, no geral, precisam? Na minha opinião, todo cão de trabalho deve ser rápido, ter facilidade para frear e acelerar, facilidade para pular e nadar. Esse é o pacote básico. Não consigo lembrar de nenhuma raça de trabalho que exija algo muito diferente (nem mesmo os dachshunds e basset hounds). Sendo assim, é nisso que focarei hoje!
A super angulação de posteriores é comum e desejada
na seleção de várias raças


Esse "pacote básico" vai ser o foco aqui hoje. Como produzí-lo?


Quando um cão corre ele utiliza seus posteriores para tracionar seu corpo para frente. Um cão para poder saltar, correr, nada e acelerar necessita de posteriores fortes e corretamente angulados.


Por algum motivo peculiar, possivelmente pela valorização desse tipo de conformação nos eventos de exposição, a angulação dos joelhos (ângulo entre fêmur e tíbia) sempre foi muito relacionada a potência e velocidade. Infelizmente para muitas raças, a lógica do "mais é sempre melhor que menos" tem criado cães com super angulações que sofrem com os problemas do excesso. A foto do Pastor Alemão ilustra esse tipo de problema que pode ser encontrado em diversas outras raças. A angulação correta de joelhos varia conforme a raça e a função, mas "no pacote básico" o ideal é uma angulação moderada.


E por algum outro motivo peculiar, a criação de cães tem dado pouca atenção a outra parte muito importante dos posteriores, a angulação de pelvis. A angulação correta da pelvis é o que permite ao cão colocar seus posteriores embaixo do corpo e tracionar. Além disso, a pelvis é essencial para que o cão consiga frear ou fazer curvas.



Na foto ao lado estão representados dois esqueletos caninos, um com boa angulação de pelvis e outro com a pelvis "chata". Olhando para o esqueleto da direita podemos dizer que esse cão teria dificuldades de colocar os posteriores embaixo do corpo e tracionar para correr, assim como poderia ter dificuldades de sentar e fazer xixi como uma das poodles apresentadas acima.


Ao lado podemos ver duas das poodles do estudo com linhas sobre suas angulações. Reparem a diferença na angulação da pelvis. Mas além disso, reparem a diferença da extensão da garupa ("croup" em inglês -ponta superior da pelvis até inserção da causa). A garupa é uma região musculosa e se for curta como no caso da poodle 3 não conseguirá projetar o cão para frente com força e velocidade.


Uma pelvis "chata" como a do segundo esqueleto ou da poodle 3 faz com que os posteriores se projetem para trás, como em um chute, criando uma movimentação ineficiente e fraca. Infelizmente, essa movimentação tem sido selecionada em muitas raças no ambiente de exposição, inclusive nos Poodles, uma raça que originalmente tinha múltiplas funções e deveria possuir o "pacote básico".





E agora, por último, prestem atenção a proporção dos ossos fêmur e tíbia. Em termos de "pacote básico", o ideal é que esses ossos possuam o mesmo tamanho. Muitas vezes a tíbia é maior que o fêmur em comprimento, alterando a movimentação de um trote para uma marcha e assim, diminuindo a força e alcance da passada.


Para ilustrar e para finalizar (meu deus, olha o tamanho desse post!), deixo algumas fotos de outras espécies para que vocês se atentem aos ângulos que mencionei acima. Reparem como o guepardo da foto consegue colocar as patas traseiras abaixo de seu corpo para tracionar durante o galope. Sem esse alcance dos posteriores, a tração se torna ineficiente e mesmo que existam músculos fortes, eles não conseguiriam se posicionar corretamente para produzir um galope ou uma frenagem adequados. Notem na segunda foto a angulação de sua pelvis.







Agora olhem a foto do lobo abaixo e prestem atenção a todos os aspectos mencionados acima: angulação do joelhos, angulação da pelvis, extensão da garupa e proporção fêmur e tíbia. Não existe melhor representação do "pacote básico" do que a conformação lupina!





8 comentários:

  1. Caraca, errei todos os cães! Mas é vivendo e aprendendo!

    Post excelente, eu não sabia de todos esses detalhes relacionados à movimentação dos cães... E realmente, não há nenhum animal mais estruturalmente perfeito que o lobo! Capaz de correr velozmente, andar quilômetros e quilômetros, caçar presas... E vem esses criadores de PA dizer que "cachorro tobogã de pulgas" é perfeito para desempenhar sua função??? Poupe-me!

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a melhor poodle ter aquela linha superior (seria arqueada ou selada?). Já ouvi dizer que sempre causa problemas de movimentação e atrapalha na funcionalidade dos cães... Estranho... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a poodle que a maioria coloca como pior, justamente pela linha superior. Assim como a pior delas, é a mais votada como melhor!

      Isso porque aprendemos a valorizar aquilo que é bem visto nos ambientes de exposição. A poodle que mal consegue sentar é filha do melhor padreador da raça do ano que ela nasceu. É, com certeza, a poodle que se destacaria no ambiente de exposição, mas é a pior de todas para realizar qualquer função.

      Além disso, a Josephine (poodle mais premiada do agility) só não é a mais veloz das poodles do estudo por causa de seus ombros e não por causa da linha superior! :)

      Excluir
    2. além disso, dê uma olhada na linha superior do guepardo! ;)

      Excluir
  3. Eu errei feio! kkk Mas é tão legal quando a gente erra, assim aprendemos mais e mais.

    Adorei tudo o que escreveu, você precisa ser criadora garota! rs

    Vou dar exemplo dos Whippets (sou a fanática por Whippet aqui hehe)...assim como o Guepardo, esses cães alcançam grande velocidade em poucos segundos, então, é muito importante que eles tenham uma boa angulação da pélvis, né?! Sei que todos os cães necessitam do "kit básico", mas é só um exemplo.
    Já estou pesquisando canis responsáveis para minha futura Whippet. E isso que comprarei ela só daqui a uns 7 anos, mais ou menos. =P Mas é sempre bom prevenir e não fazer tudo as pressas.

    Eu sempre preferi cães de trabalho, acho eles mais funcionais (sério Karine?!! dãã) e também mais bonitos. Não vejo graça nos de exposição...nem me fale no Pastor Sapo, só de pensar no que fazem com o PA já me dá agonia!


    Novamente, seu texto está ÓTIMO, estou adorando essa série! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Karine!

      Os whippets e greyhounds tem que ter uma pelvis bem angulada e longa (o termo em inglês é "long" mesmo, a idéia é que quando olhamos o cão de lado, a garupa deve corresponder a um bom pedaço do comprimento do cão, assim como na Poodle 2).

      Mas apesar de algumas diferenças, porque afinal cães são cães e gatos são gatos, a conformação dos sighthounds é mais parecida com a de um guepardo do que com a de lobo! :)

      Excluir
  4. Carol, esses dois posts ficaram ótimos.
    Em casa tenho dois exemplos de angulações diferentes, consequentemente com drives diferentes... e são duas Borders.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo28.5.12

    O que entendo é que os padrões descrevem a funcionalidade das raças caninas. Assim, um cao originariamente criado para determinada caça em determinado terreno não será necessariamente um campeã em agility. Os padrões dão uma 'orientação' de qual rumo a criação deve seguir, não for assim, só pra ilustrar, algum criador apaixonado por corridas podem selecionar terriers com ênfase nisso, optando por angulações próxima dos galgos o que desvirtuaria a verdadeira função dos terriers, além de comprometer a homogeidade da raça.
    É fato, que os cinofilos de Bom Senso, repudiam as supertipias, tais exageros em busca de beleza também destroem a funcionalidade de raças, isso fica claro nos lindos bordes collies shows, qdo se nota que ficam aquém das qualidades de pastoreiro comparado aos feiões tão eficientes na lida diária. E também como alguem citou acima, o caso dos pastores alemaes FCI com movimentação e saúde comprometida em nome de excentrismos e vaidades humanas.
    Uma boa questão a ser observada, é a 'maquiagem' que ocorre em exposições por meio de tosas e groomings visando camuflar defeitos e que só mesmo um julgador muito eficiente notaria o defeito pela movimentação do animal. Assim, se exposição é para selecionar os melhores visando melhorar o plantel nacional, então qual a razão dessas camuflagens para iludir juízes?
    Por fim, as funções das raças são inúmeras e nem sempre o melhor cão de guarda terá uma boa perfomace em agility ou para qualquer outra função diferente da qual foi moldado.

    Márcio

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.