15.4.12

Treino sem punições?

Faz algum tempo, eu traduzi um texto da canadense Susan Garrett e que foi publicado no site da Tudo de Cão. Se você não leu esse artigo, recomendo que o faça antes de ler essa postagem, ela ficará um pouco mais clara dessa forma. Mas também, a leitura não é obrigatória. :)

É possível treinar cães sem o uso de punições?

Treinar um cão sem broncas
pode ser fácil!
A adestradora Susan Garrett é famosa por treinar seus cães para agility sem o uso de correções físicas ou verbais. Susan já ganhou diversos títulos nacionais e internacionais com vários cães diferentes, lançou livros e dvds e impressiona pelo nível de precisão com que seus cães executam comportamentos (puxa-saco-ô-ô, mas sou mesmo!).

O grande conceito-chave de seu treinamento é que ela tem controle dos reforçadores que seus cães podem obter. Como assim? Tudo aquilo que os cães de Susan adoram eles poderão obter se exibirem os comportamentos que ela espera. Mas o grande segredo é que Susan não tem controle só dos brinquedos e petiscos. No, no, no! Ela controla outras atividades muito reforçadoras como nadar no lago, correr no jardim, brincar com outros cães e pessoas ou, até mesmo, poder fazer agility.

Para Susan, o maior motivo pelo qual as pessoas usam punições no treino é porque elas não controlam o acesso a todos os reforçadores e aí, o cão consegue se "auto-reforçar".  Exemplificando, o cão se "auto-reforça" quando não presta atenção ao tutor na pista de agility e tem a oportunidade de cheirar o local e/ou brincar com outros cães; ou quando puxa a guia para chegar mais rápido até outro cão. Como esse comportamento de não prestar atenção foi reforçado (pelos cheiros, por ex.), a probabilidade dele ocorrer no futuro só aumentou. Ou seja, o cão aprendeu a não prestar atenção!

Quando o tutor não consegue controlar o acesso a esses reforçadores (no caso, cheirar e interagir com outros cães), ele se vê obrigado a inserir a punição em seu treino para diminuir os comportamentos "inadequados" de seu cão.


Mas não é preciso corrigir fisicamente ou verbalmente um cão para obter um comportamento impecável. A seguir, deixo um vídeo que demonstra lindamente esse tipo de treinamento. Farei comentários após o vídeo. :)

 
Vocês repararam qual foi o reforçador que a tutora usou para treinar seu cão? O objetivo do exercício era ensinar o cão a fazer agility concentrado e se acalmar mesmo na presença de uma cadela no cio.

Para isso, qual o melhor reforçador a ser usado? Isso mesmo, a própria fêmea no cio! :)

Dois "detalhes" são essenciais no vídeo. Reparem que em nenhum momento o cão está fora da guia. Por que? Dessa forma, o tutora tem algum controle sobre ele e facilita com que o cão não cometa erros. Afinal, se o cão comete-los estará se auto-reforçando e só restará puni-lo para não se distrair com a fêmea. Dessa forma, o cão emite os comportamento esperados pela tutora e pode ser reforçado. Isso é um quesito muito importante! 

O outro "detalhe" é que mesmo usando a fêmea como reforçador, a tutora ainda usa o brinquedo. Por que isso? O cão tem de aprender a brincar ou receber comida em qualquer situação (sim, esses também são comportamentos treináveis!) para que seu treinamento seja mais fácil e para que ele não, digamos, "escolha" com o que quer treinar! É importante que o cão aprenda a usufruir dos reforçadores que lhe são oferecidos, caso contrário, controlar fica muito mais difícil. E novamente, teriam de voltar a punição para treiná-lo.

No final, vocês podem ver que o cão deita muito mais calmo do que no começo do vídeo e executa a zona da gangorra com perfeição. Provando que, afinal de contas, é possível treinar um cão sem punições! :)

3 comentários:

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.