12.3.13

Workshop de Shaping - Primeiros Passos

Tá chegando!

No próximo dia 23, vou ministrar meu primeiro curso. Será um workshop de 4 horas sobre primeiros passos para o treino com Shaping. A ideia é apresentar o que é o shaping e como tirar o melhor do treino com esse tipo de "técnica". 

Para quem treina cães de esporte, o termo deve soar familiar. Isso porque ele vem junto com a grande onda do treino de "fundamentos" que está aparecendo no Agility brasileiro.

Gabrielle Blackburn e Polona Bonac vieram ao Brasil para discutir sobre o treino de fundamentos para o Agility. Ambas começaram seus seminários discutindo sobre Shaping, isso porque esse era o método escolhido pra ensinar a maioria dos exercícios. Esse ano, Daisy Peel vem ao Brasil e dedicará um dia inteiro apenas a "foundations".

Mas qual a relação entre essas duas coisas?

Minha impressão é que quanto mais os treinadores descobrem sobre o Shaping, mais eles se voltam ao treino de fundamentos. E, se formos olhar para os maiores expoentes do Agility hoje, a grande maioria treina com shaping e enfatiza a grande importância dos fundamentos. Citando alguns nomes temos: Susan Garrett, Silvia Trkman, Martina Klimesova, Polona Bonac, Daisy Peel, Tereza Kralova... isso falando apenas dos que eu tenho certeza.

Nada disso é coincidência. 

Isso porque o shaping é muito mais que apenas uma técnica, um método. Compreender sobre esse tipo de treino permite compreender sobre como cães aprendem e como bolar treinos que tirem o que há de melhor em cada cão.

E é para abordar esses tópicos que a Dog World me convidou para idealizar esse projeto! :) 

Aos interessados em saber como essa saga continua, as informações do curso podem ser encontradas aqui


2 comentários:

  1. amei!! queria muuito ir, pena que minha passagem já esta marcada para dia 28 =/ mas tenho certeza que vai ser muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Carol, será um sucesso!! Vc é fantástica visto o que fez com a ninhada da AIKA!! Bill e Bruce estão aí para provar!! As pessoas não podem perder!! BJS

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.