25.11.12

Você sabe ler emoções caninas? 2 - a resposta!

Muitos e muitos meses atrás, eu publiquei uma foto perguntando que emoções vocês viam a Dory apresentar. Meses se passaram e eu não dei a resposta, hehe. Eu tinha praticamente desistido de dar a resposta por causa do atraso, mas esses dias encontrei algumas fotos bem interessantes pra discutirmos! Então, vamos lá :).

Aqui vai a resposta, antes tarde do que nunca!



Essa foto é interessante porque a Dory está dando todos os sinais para indicar que está desconfortável com essa situação. A situação no caso era que o Samy estava pedindo para ela fazer o fica, exercício que ela, na época, odiava fazer por questões de insegurança e incerteza. 


A cabeça dela sozinha já deixa bem claro o que ela sente nesse momento. Os olhos podem estar fechados por causa da luz (ela é meio fotofóbica, rs) mas eu acredito que sejam um calming signal. Além disso, as orelhas estão para trás, ela coloca a língua para fora e é possível ver uma ruga de tensão na bochecha. Todos esses são sinais de desconforto e insegurança e além de representar as emoções, muitas vezes funcionam como sinais para que o ser intimidador retire um pouco da pressão sobre o intimidado. Ou seja, são os próprios calming signals.

Fora isso, o corpo está levemente abaixado, a coluna está abaulada e o peito dela está ligeiramente na frente. Tudo isso na tentativa de abaixar o corpo. Vocês já viram como os cães abaixam a cabeça e a parte frontal do corpo quando levam um bronca ou quando se aproximam de outro cão intimidador? É um comportamento comum em filhotes pedindo comida aos cães mais velhos também.

É mais ou menos esse comportamento que a Dory está reproduzir aqui (só que ela não pode sair da posição sentada - e eu acredito que isso só aumente ainda mais sua ansiedade em relação ao exercício).  



Só para avisar, hoje a Dory faz o "fica" com muito mais tranquilidade. Mas eu ainda não consegui passar essa tranquilidade para as pistas de agility, por isso que nós ainda saímos correndo igual duas desembestadas, hehehe.


Para ver a foto original, clique aqui.

Um comentário:

  1. Muito bom, Carol!!! Adorei a explicação dos Calming Signals! Vejo muito isso na Cocota e na Sauza, mas eu achava quer era resposta a respeito ou até mesmo demonstração de medo. Não sabia que havia uma outra interpretação, até mais tranquila.

    Eu lamento eu não ter tempo para me dedicar mais aos estudos de agility e de comportamento canino, sabe... Faço dentro do que posso, sempre com a sua ajuda! =) O que ME ajuda muito no relacionamento com as meninas aqui em casa.

    Bjão!!!

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.