18.6.12

O perigo das correções


O post de hoje também foi produzido graças a uma dose de pressão e inspiração. Pelo jeito, vai ser assim até o fim do semestre. Ontem mais cedo, a Marjorie publicou um post sobre as dificuldades que está tendo com seu cao para treinar agility. Todo mundo no esporte ja viveu isso na pele. Eu, por exemplo, volto das seletivas para o Mundial precisando retreinar minha cã a fazer as zonas, o slalom e o fica. Só. Rsrs.

Mas o dilema da Marjorie tem a ver com problemas que eu vivi com meu outro cão preto, o Pypo. O dilema é: todos nós queremos treinar nossos cães apenas com reforços, brinquedos e pesticos. Mas como fazer isso? Como lidar com os "becos sem saída"?


Num post anterior, eu coloquei algumas das razões pelas quais devemos ter cuidado ao treinar nossos cães com correções físicas ou verbais. Os efeitos colaterais da coerção podem agir contra o próprio treino. Mas hoje, eu não vim discutir sobre os efeitos das correções nos nossos cães, mas sim, em nós. Isso mesmo. Quais são os efeitos que as correções tem em nós treinadores?

No post citado acima, eu disse que nunca devemos julgar um método por sua má aplicação. E, há de se admitir, existem milhares de cães pelo mundo afora que provam que é possível treinar bons cães de performance misturando metodologias, ou seja, usando reforços e correções simultaneamente. Assim como é possível treinar bons cães de performance apenas com punições. Então, por que eu bato tanto na tecla do "apenas" reforço?


Um dos principais motivos é: o efeito que a punição tem em nós.

Vários anos atrás, eu li um texto sobre esse mesmo assunto que começava assim:

"A violência começa quando o conhecimento acaba"

Quando vamos ensinar usando correções, nós estamos de frente, normalmente, a uma situação que pode conter esses três pontos-chave:


1. o cão fez algo que não queremos que ele repita
2. nós não sabemos como arrumar esse comportamento-problema de outro jeito
3. o item 1 e 2 causam grande frustração e outros sentimentos desagradáveis


O grande problema de treinar com correções é que, eventualmente, a maioria de nós não corrigirá os cães apenas para ensinar algo a eles, mas sim, toda vez que ficarmos frustrados com o treinamento ou com o dia-a-dia do cão. Muitas vezes fazemos isso apenas para descontar a raiva, outras vezes, por desolação por não saber outro meio de resolver o problema. E isso não é nada educacional.

Olhe para o dia-a-dia com seus cães. Quais comportamentos vocês constantemente punem que simplesmente não desaparece? No agility, os exemplos são infinitos. Cães que ouvem " ei, não!" ou "txi txi" e continuam andando e antecipando o primeiro salto. Donos que socam e chutam caixas, mas seus cães continuam latindo pra pista. Cães que puxam guia, pulam a zona, saem do slalom... Vocês entenderam. Vários desses cães são constantemente punidos e simplesmente não melhoram. As punições estão servindo para o dono acreditar que está fazendo o possível e para descontar as angústias, mas não está resolvendo o problema.



É bem verdade que punir exige bem menos planejamento do que treinar com reforço. Mas quando buscamos uma performance inigualável ou uma ótima relação com nossos cães, será que vale a pena a pressa?

Nos exemplos citados acima, existem vários motivos pelos quais a punição não está funcionando. Mas ao invés de buscarmos soluções, continuamos punindo e rotulando o cão de "teimoso", "folgado" ou "dominante". E esses rótulos apenas nos fazem acreditar que é mais difícil ainda arrumar esse problema.


"Existem tantos meios para ensinar algo a um cão, quanto existem treinadores para pensar esses meios" (Karen Pryor)

Desde que decidi parar de usar punições para treinar meu cães, encontrei várias pedras no caminho. Algumas vezes já "perdi a cabeça" e dei algumas broncas nos meus cães pretos. Isso faz parte, mas o bom é que esses acontecimentos são cada vez mais raros. Mas tomar essa decisão foi também escolher como eu me portaria em relação ao desenvolvimento dos meus cães. 

"O seu cão é um reflexo da sua habilidade como treinador de cães". Lembram-se desse post? Treinar apenas com reforços é mais do que apenas deixar seu cão feliz a todo momento.
Pensem a respeito.

No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade 
Albert Einstein
 

9 comentários:

  1. Assino por baixo Carol , muito bom !!

    ResponderExcluir
  2. eu apaguei o post porque deu muita confusão...
    mas muito obrigada pelo incentivo =) estou disposta a esperar e ver ate onde essa estrada me leva, se é para seguir por ela que seja agora ou nunca, o que eu tinha que enfrentar já enfrentei...

    ResponderExcluir
  3. Marjorie , se serviu para te colocar no caminho certo ...teve todo o efeito .

    ResponderExcluir
  4. Carol, mais uma vez: amei o seu post!!!

    ResponderExcluir
  5. Carol muuito legal o seu post!! =DD
    As citações que você usou também se encaixaram suuper bem!
    Já tive muitas frustrações enquanto treinava meus cães, mas o tanto que eu sofri com elas também aprendi demais!
    percebi que ficar irritada estraga tudo ( o Simba fica olhando pra minha cara e trava na hora, incrível como ele é sensível!),
    Aprendi que eu só uso punições quando não sei como resolver de outro jeito (como vc flou!) e que depois me sinto culpada e não ajudou em NADA.
    Percebi também que o problema era sempre a minha ignorância e nunca culpa do cão.
    O negócio é colocar a cachola pra pensar e "inventar" uma solução positiva pra situação, é difícil mas são nessas horas que evoluímos!
    Outra coisa que eu acho importante é não treinar quando estamos impacientes, raras foram as vezes que eu saí feliz de um treino quando eu não tava bem.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Carol este post que vc escreveu é ótimo. Vc explica um comportamento dos treinadores/condutores super comum, a maioria ainda não tem esta consciência. Na verdade aprendi isto com mestres que admiro e que troco informações, o Alen bate nesta tecla,Jenny,Sylvia VH, todos motivam ao máximo e reforçam positivamente , a bronca , o negativo, vem na ausência do premio, no ignorar o cão. Acertou ganha, errou não ganha, se pedimos errado e ele faz, tbem deve ganhar, muitas vezes pedimos algo errado, o cão faz e ainda ficamos p da vida com eles, absurdo né?
    Para nós é complicado mudar do dia para noite mas venho me policiando para cada vez mais punir menos Eu ja dei mais broncas hj dou poucas tento cada vez dar menos e por isto coloquei na minha cabeça que um cão não tem data para estrear, nem data para ficar competitivo , ou data para ser gr3, mas sempre terá que gostar de treinar e assim fazer os exercícios o mais rápido possível, com alegria ,pois qdo estiver pronto será competitivo. Assim a ansiedade diminuirá e ganhamos tempo ,teremos paciência, daí se o cão erra pq não soubemos ensinar temos tempo de trocar idéias e voltar com outra técnica para tentar de outro jeito . Eu prefiro mil vezes um cão que erra mas faz a pista de agility com alegria e por consequência é mais veloz do que um cão que até acerta mas é mais lento( acerta por ser lento ), desfruta menos e terá uma vida util no agility menor, pois ou o cão se desanima de vez ou o condutor frustrado com o cão que ficou lento se desilude e para de fazer agility! O Black é o exemplo disto, é o exemplo que fiquei mais paciente em outros tempos ele teria tomado uns cascudinhos aqui ou ali, hj ele me zoa e sei que eu ainda não consegui entende lo, ele é um cão diferente e devo aprender a treina lo sem penaliza lo , ta sendo uma baita escola para mim.Qdo fico nervoso paro e mudo de exercício fazendo algo que sei que ele sabe e gosta de fazer, para que se divirta e saia feliz ou peço para o Tiago imediatamente conduzi lo pois eu nervoso iria fazer alguma M com om ele!
    Acho que qto mais paciência tivermos, menos frustrados com nossos erros seremos e os cães no fim serão melhor treinados!
    Carol vc podia publicar uns textos destes no site do Dog World, poderíamos ter a coluna da Carol , de treinamento,com estes teus textos , ensinando a treinar com calma, ensinando base etc e tal
    parabéns pelo post bjo
    Só uma coisinha, qto mais novo e inexperiente o treinador, menos ferramentas terá e com certeza se frustrará mais rápido,portanto qto menos experiente o treinador,maior será o tempo para conseguir o objetivo, isto tem que ficar claro pois quem sofrerá as consequências será o cão e no fim a dupla acaba mal por tabela!

    ResponderExcluir
  7. HJ fui treinar deu td errado, queria bater em mim e nos cães, parei antes e saí. Daí o unico frustrado fui eu!

    ResponderExcluir
  8. Carol, amei, até por que meu gênio não é fácil!! O Tiago está direto em cima de mim com isso e , é a mais pura verdade!! Todas as vezes que fico "p"da vida a Akira fica tensa (tiago me falou da lingua lambendo a boca o tempo todo que a Akira faz quando tá tensa) e dá tudo errado..... To fazendo o dever de casa do fica e quando to perdendo a paciencia paro tudo !!! Antes de dar mais droga!!! Valeu o post e vc tem que ter uma coluna no site da DW!! bjão

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o post!
    Já li o texto a que vc se refere quando usa a frase:
    "A violência começa quando o conhecimento acaba"
    Mas não consegui me lembrar, qual e de quem foi? Claudia Estanislau?
    :S
    Beijo
    Emmanuelle Moraes Educadora Canina

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.