4.6.12

Inspiração - Gabrielle Blackburn

Eu sei que ainda estou devendo diversos posts aqui no blog, eu não esqueci, mas a maioria dos posts que escrevo demoram semanas para ficarem prontos. Eu escrevo e rescrevo, pesquiso e "repesquiso" mas ultimamente estou sem tempo para poder concluir essa dinâmica. Hoje, o post foi mais fácil de ser produzido porque o seminário que participei no final de semana serviu de inspiração para concluí-lo rapidamente.


O seminário desse final de semana foi ministrado por Gabrielle Blackburn. A americana que se consagrou campeã de sua categoria no último campeonato nacional se destaca pelas técnicas e consistências de seus cães e foi isso que veio dividir no Brasil.


Eu, particularmente, fui surpreendida muito positivamente com o seminário. Gabrielle não ensinou técnicas novas ou desconhecidas, mas ouvir de alguém que já pôs a mão na massa com vários cães é muito diferente de ver vídeos ou ler textos na internet.


Várias dicas que ela me deu em relação aos problemas que estou tendo com meus dois cães pareceram sutis, mas só pareceram. Uma de suas lições mais importantes foi em relação a critério. Durante todo final de semana, Blackburn repetiu várias vezes sobre a importância de ser consistente nas consequências que provemos aos nossos cães, já que esse feedback é a única maneira que temos de nos comunicar com eles. Se as consequências sempre mudam, nossos cães não podem prever o que esperamos deles.


Para alguém que acabou de perder o mal conquistado "fica" de sua cachorra porque perdeu a consistência, essa mensagem tem um peso diferente. Ainda não peguei meus vídeos no Américas e Caribe mas fico devendo para vocês as imagens de exatamente quando o fica da Dory foi para o espaço. Minha ansiedade me roubou o fica da minha cachorra. Obviamente ele ainda não estava nada consistente e por isso, desapareceu como num piscar de olhos. Óh vida.


Mas é bom saber que podemos ensinar novos truques a duas cãs velhas. 


Além disso, Gabrielle pensa todo seu treinamento a partir do treino de fundamentos. Ou seja, todos os comportamentos complexos que os cães tem que executar em uma prova são quebrados em vários pedaços menores e treinados separadamente. Assim, o cão entende completamente aquilo que deve fazer e, caso algum problema apareça, não é preciso retreinar tudo, apenas aquele pedacinho que não está mais tão claro.


Gabrielle, pra mim, representa o sucesso das novas tendências de treinamento de  animais em todos os esportes e funções. Espero conseguir seguir essa tendência.

6 comentários:

  1. Adoreeei a carinha da Dory! hauhauh
    legal o método dela!!
    deve ter sido muito bom mesmo =]
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, tadinha. Eu fui chamada de surpresa pra tirar a foto do certificado, catei ela no colo e sai correndo, a bicha não entendeu nada! Acho que essa foto merece ir para série de emoções caninas! :P

      Excluir
  2. Esse critério ouvi do Samir em meu segundo seminário e acho que faz toda diferença. Temos a tendência de desistir rapidamente quando as coisa não caminham bem. Essa é uma lição que preciso por em pratica.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da palavra "consistência". A falta dela foi como perdi o slalom da Cocota e a motivação dela. A pressa de dar o próximo passo sem antes ficar bem segura e equilibrada no primeiro.

    Por isso estou mega-lenta com Sauza. Quando penso que a gangorra dela está pronta... Não está. Segura mais um pouco a ansiedade, deixa a doga no tempo dela, treina mais aquele fundamento que ela 'tá medrando, mostra que ela pode SIM. E, então, quando eu e ela estivermos BEM seguras, vamos ao passo seguinte.

    Com o slalom, então, nem se fala. Fixa, fixa, fixa. Até passar pro outro. Nada de "Ah, assim já 'tá bom! Vamos seguir!", porque lá na frente é que vai fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  4. Consistência ...acreditar no teu trabalho e reagir sempre da mesma forma.

    Força Carol !!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o seminário! Virei fã dela! Tanto por seu conhecimento qnto por sua simpatia e vontade de ensinar! Já estou colocando muita coisa em prática =)

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.