10.2.12

vale um sorriso

Deu um intervalo no blog. Torrei muitos neurônios pensando em posts interessantes e informativos, cansa a minha beleza e a dos leitores se não for feito com moderação. :)

Hoje a postagem não serve para nada além de causar sorrisos. Sexta á noite, muita gente deve estar cansada. Pois bem, eu acredito que, estando acordado, um bom jeito de descansar é sorrindo. Não porque temos que sorrir, como fazemos a semana inteira, hehe. Apenas porque a nossa bochecha simplesmente se contrai em um sorriso, automaticamente e sem esforço.

Espero que o vídeo cause isso, em nome dos momentos que não exigem de nós mais do que uma mente descansada e tranquila.

5.2.12

o perigo dos rótulos

Hoje eu vim dividir uma história mais pessoal, mas como a vida é nossa melhor professora, talvez esse seja o melhor tipo de história para se dividir.


As dificuldades que eu tive de superar e continuo tentando superar todos os dias com o Pypo não estão escritas. Dá para falar sobre isso interminavelmente, MAS, eu tento não me apegar também.
Para superar uma dificuldade, nada pode ser pior do que se apegar a ela.

Faz uns 4 anos, eu li uma frase na internet, de uma adestradora que eu mal conhecia e que hoje se tornou um dos meus maiores ídolos. A frase é da Susan Garrett. Mas - calma aí - a frase não é feliz, nem evoca boas emoções, pelo contrário. Essa maldita dessa frase me assombrou e me atormentou por anos a fio, eu tinha vontade de chorar ao considerar que ela pudesse ser verdadeira e tentava ao máximo me convencer de que era mentira, um exagero!

A frase é a seguinte: 



"O seu cão é um reflexo da sua habilidade como treinador de cães"



Dory: minha sheltie que "não gostava de brincar"
Foto de Nicky Leal.
Eu era apaixonada por cães e adestramento. Eu havia lido todo o material sobre educação canina que encontrei. Eu passei anos pesquisando e estudando! E mesmo assim, eu possuía um cão agressivo, medroso e que não prestava a menor atenção se houvessem distrações. Essa frase era como um soco no estômago! Um não, vários!!!

Alguns anos se passaram enquanto eu tentava me convencer de que tudo isso era um grande exagero. Meu cão era assim mesmo, ele era independente, mandão, simplesmente não gostava de outros cães, não gostava de agility e pronto! Coitada de mim que pegou um cão difícil assim como primeiro cão!

Mas, e agora? O que fazer?

Eu tinha UM cão, não poderia ter outro e eu realmente queria ter um pet agradável! Se eu não podia mudar esse cão, então nós estávamos condenados a 15 anos de uma relação instável e cheias de problemas e medos? Se meu cão não gostava de agility, eu teria de esperar até o próximo cão para poder praticar o esporte?

Pois é folks, Pypo e eu não tinhamos escolha. Era mudar ou mudar, do jeito que estava não podia continuar.

E foi aí, em algum momento nessas epifanias que eu realmente entendi o que a frase queria dizer.

É claro que existem cães mais fáceis de treinar e cães mais difíceis! Eles são indivíduos diferentes, com genes e histórias de vida diferentes, mas o quanto eles aprendem reflete a sua habilidade em treinar o tipo de cão que você tem!

Além disso, se o cão de fato é um reflexo da sua habilidade como treinador então significa que EXISTE possibilidade de mudança! Você muda e o cão também mudará.


Pathy: BC da Monica que "era
medrosa demais para agility"
Mas se fosse o contrário, se o cão simplesmente fosse independente, teimoso, chato, burro, ou qualquer um desses rótulos que nós atribuímos a eles, então o que poderíamos mudar? Nada! Nós teríamos de esperar a sorte nos presentear com um cão melhor e mais fácil! Esse tipo de rótulos só servem pra descrever (e muito mal, diga-se de passagem) um conjunto de comportamentos que nós não queremos e não gostamos.

Rótulos nos impedem de encararmos o problema pelo que ele é e nos cegam para a sua única solução: n
ós mesmos.

Não rotulem, não dêem desculpas, apenas vivam e aprendam o máximo possível com seus cães. Eles tem muito a ensinar, quando nós os damos a chance.

Hoje o post vai para todos os donos que tem dificuldades com seus cães, pequenas ou grandes. Acreditem na mudança e não se apeguem as dificuldades! Não desistam e elas serão passageiras mas muito proveitosas!



"Seja a mudança que você quer ver no mundo" (Dalai Lama)

1.2.12

Filosofia de treino,também é filosofia de vida!

Passei ontem a tarde legendando um dos vídeos mais importantes que já assisti. A primeira vez que o vi foi a 5 anos atrás e até hoje, não me canso de assisti-lo! Foram incontáveis vezes!


A legenda não está aquela coisa, foi feita com pressa (fiz em 4 horas, imagina se fosse me dar ao luxo de ser perfeccionista?).




Mas as palavras do Ian Dunbar nesse vídeo são insuperáveis. A todos que gostam de treinar cães, não percam a oportunidade! É SÉRIO!!